Doriel Barros

Doriel Barros
Saloá

sexta-feira, 5 de abril de 2019

“Domingo tem Lula livre” concentração em Caetés. Vamos ou Bora.


No dia 7 será marcado por atos espalhados pelo Brasil e pelo mundo pedindo a liberdade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste dia, completará um ano da prisão política na sede da polícia federal em Curitiba. Em Pernambuco, no município de Garanhuns, região agreste, haverá a Vigília Lula Livre com concentração no Relógio das Flores, às 6h30. De lá, uma romaria seguirá por 10 quilômetros até o sítio Vargem Cumprida no município de Caetés, onde o presidente Lula nasceu.
 O ato é organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), o Partido dos Trabalhadores (PT), Frente Brasil Popular, Coletivo Motirõ, Marcha Mundial das Mulheres, MST, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Aduferpe.
 Na capital Recife, a programação segue com Festival de Pipas Gigantes e Encontro de Blocos pela Democracia, no Marco Zero, às 15h. Também terá Ato Político Cultural na Praça do Arsenal, no mesmo horário. E na segunda (8), Ato Político Ecumênico no Morro da Conceição, às 19h. Em todo o Brasil, o movimento Lula Livre realizará vigílias, romarias e atos públicos apoiados por movimentos e organizações sociais e sindicais de esquerda.
 A vigília faz parte da Jornada Lula Livre, que acontecerá de 7 a 10 de abril com atos em todo o Brasil. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a posição contrária a atual conjuntura política do país gerida pelo presidente Jair Bolsonaro. Trajetória de Lula – Luiz Inácio da Silva nasceu em outubro de 1945 no sítio Vargem Cumprida, Caetés (PE).
 Quando criança trabalhou no campo junto aos noves irmãos para superar a fome e a miséria. A família viveu no semiárido nordestino até migrar com a mãe, Dona Lindu, para São Paulo, no ano de 1952. Do pau-de-arara, transporte comum na época, até alcançar a função de metalúrgico foram anos de luta. De líder sindical a presidente, Lula conseguiu em dois mandatos mudar a condição da população mais pobre do Brasil.
 O Nordeste, em especial, pode conquistar políticas públicas que mudaram a condição social, econômica e cultural de famílias que viviam sem acesso à água, alimentos, saúde, educação e moradia.

 Programação:
Domingo, 7 de Abril 6:30- Concentração no Relógio das Flores 7:30- partida pra Caetés. 8:00- mística de abertura na Escola Severino Girino (Caetés) 8:15- início das falas e dos atos culturais 10h - ida ao sítio 12h- mística de encerramento no sitio Vargem Cumprida.

 Programação Recife: Domingo, 7 de abril Festival de Pipas Gigantes e Encontro de Blocos pela Democracia, no Marco Zero, Recife, às 15h Ato político Cultural, na Praça do Arsenal, às 15h Quando? Segunda, 8 de abril Ato político-ecumênico, Praça do Morro da Conceição, às 19h


Nenhum comentário:

Postar um comentário